9 sugestões de temas comentados

Curioso para saber quais os possíveis temas para redação do Enem 2015? Confira a seleção que fiz baseada em entrevistas com professores de redação e corretores do ENEM. Ela inclui também os temas que possuem menos chances de serem abordados.

O objetivo da seleção não é adivinhar, mas fazer você pesquisar sobre o assunto e, caso ele venha a ser abordado, você terá bons argumentos para desenvolvê-lo.

Eu já gravei um vídeo sobre isso aqui: 9 temas de redação comentados

Vamos aos temas:

1. Ditadura da beleza

A busca pelo corpo perfeito tem preocupado especialistas e profissionais da área de saúde e comportamento. Academia, dietas, cirurgias e outros procedimentos não são mais procurados por questões de saúde, mas estéticas. A situação não preocuparia, se não houvesse o exagero e a compulsão na busca pelo corpo perfeito. Muitas doenças se desenvolvem motivadas pela insatisfação corporal, como depressão, compulsão alimentar, anorexia, bulimia e obesidade. Um tema sobre saúde pública que preocupa pais, médicos e especialistas.

2. Novos modelos de educação e o Ensino a distância (EAD)

O ensino EAD tem feito toda a diferença para pessoas que não possuem muito tempo para seguir a rigidez do horário de um curso presencial. Nos últimos anos o ensino a distância ganhou forças pela adesão daqueles que preferem montar seu próprio horário de estudo. O novo modelo de educação mostra os novos métodos de avaliação, interação do professor com o aluno, o uso de tecnologias e levanta discussão sobre a qualidade do ensino.

É preciso que haja uma regulamentação para essa modalidade de ensino? Há formas de burlar o sistema?

3. Consumismo x Sustentabilidade

O desenvolvimento econômico e o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros aumentaram o poder de compra. Isso não seria um problema, caso a sociedade não tivesse se tornado tão consumista, indo contra o conceito de sustentabilidade e do consumo consciente. Eletrônicos, roupas, comida e muitos outros produtos são comprados e consumidos sem responsabilidade e consciência ambiental, gerando resíduos que não possuem, em sua maioria, destino para descarte.

4. Mobilidade urbana – o problema das grandes metrópoles

O problema do transito nas grandes metrópoles parece não ter solução. Este é um tema atual e que pede planejamento e novos projetos de navegabilidade. Ciclovias, valor das passagens, poluição sonora, emissão de gases, má qualidade do transporte público e catraca livre são algumas das extensões do tema.

5. Trabalho voluntário e transformação social

Uma estrelinha para este tema que tem tudo a ver com o cuidado que os cidadãos têm uns com os outros.Sim! Existem pessoas que dedicam parte do seu tempo ao trabalho voluntário. A atividade ganhou um novo sentido e não significa apenas ajuda assistencial, como a doação de alimentos e roupas, mas uma tentativa de transformação social através de medidas inclusivas. Prova disso é a mobilização de todo o país quando acontece algum desastre natural e a população se mobiliza para enviar donativos às áreas afetadas. Outro aspecto que deve ser considerado é o valor que as empresas dão aos candidatos que realizam trabalhos voluntários.

img red enem

Temas que possivelmente não serão abordados:

Mais uma vez quero reforçar que há a possibilidade de QUALQUER tema cair desde que baseado na esfera social e ligado aos Direitos Humanos. Percebeu que em toda prova há o pedido de respeito aos Direitos Humanos? Mas muitos desses temas já foram abordados direta ou indiretamente.

1. A escassez de água

Se você não sabe, este tema já foi abordado em 2014 quando alguns alunos do município de Escada, em Pernambuco, tiveram a prova reaplicada 2x. O tema da primeira tentativa foram os “rolezinhos” e da segunda foi a escassez de água no país.

2. 50 anos do golpe militar de 64

Os 50 anos foram comemorados em março de 2014, então, acredita-se que não venha a ser abordado em 2015.

3. Redes sociais x direitos humanos

O assunto já foi abordado em 2011 e pedia uma reflexão sobre o tema “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.

4. A importância das campanhas de vacinação

O polêmico lançamento da campanha de vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV gerou uma discussão nacional e, como todos sabem, o MEC não costuma escolher temas que geram manifestações negativas ao governo.

6 Responses

  1. Ana

    Arytania, o que eu poderia colocar na proposta de intervenção do tema dos voluntários? Eu vi o seu vídeo, porém não consegui pensar em nada concreto para intervenção.

    Responder
  2. Ana

    Creio que mobilidade urbana será pouco provável de cair, pois caiu Lei seca em 2013 e mesmo não sendo o mesmo tema, relacionam-se. O que você acha sobre o tema: ”Questão indígena no Brasil” ?

    Responder
  3. Jenny Lúcia

    Acho que esse ano seja provável cair algo relacionado a sustentabilidade já que não caiu nenhum durante esses 7 anos..

    Responder

Gostou? Deixe um comentário!