Modelo de redação “Quem sou eu”

Atendendo a pedidos, eu elaborei um modelo de redação com o tema “Quem sou eu” para quem vai participar de uma entrevista de estágio ou emprego. Peço que não copiem, até porque a maior parte do texto conta a minha história. E se você fez enfermagem ou engenharia, não vai colocar que estudou jornalismo, certo?

É um texto para você se basear. Observe as informações que coloquei e busque-as na sua vida para, então, substituir.

“Meu nome é Arytânia Correia, tenho 27 anos, sou natural de Recife. Eu estou solteira e não tenho filhos. Desejei ser jornalista desde criança. Sentava diante da TV e fingia apresentar o jornal. Usava o rádio antigo e as fitas cassete da minha mãe para gravar meus próprios programas. Trabalhar com comunicação sempre foi meu ideal de vida.

Recebi uma educação muito severa dos meus pais e cresci aprendendo a valorizar cada coisa que tenho e a correr atrás dos meus objetivos. Aprendi que nada na vida vem tão facilmente e que o trabalho, a boa educação e o respeito ao próximo fazem de nós pessoas melhores.

Sempre estudei em escola pública e nunca encarei isso como barreira. Eu precisava me superar todos os dias: o problema com meu peso, a simplicidade das minhas roupas e minha solidão. Aos poucos fui aprendendo a construir e manter as relações de amizade e as profissionais também. Tornei-me bastante comunicativa e percebi que havia me superado.

Durante minha formação profissional precisei sacrificar um pouco do lazer e da vaidade para pagar o curso de Jornalismo, pois Letras eu cursei em uma universidade pública. Todo esforço foi válido. Hoje, sigo buscando ser uma profissional melhor e continuo me capacitando. Não sou uma pessoa perfeita, mas estou todo o tempo buscando melhorar. Afinal, sabemos que o amadurecimento vem com o tempo e com as experiências, e eu sempre busco aprender com as minhas.

Valorizo muito a minha família e, ainda mais, os momentos que passo com ela. Ela é um pilar importante na minha formação, na minha educação e no meu dia a dia. Eu sei o quanto é importante lutar pelo que queremos e sonhamos, faço isso todos os dias. Hoje me descobri uma pessoa determinada, focada, forte e persistente, lutando sempre por melhores oportunidades.

Arytânia Correia”

Percebe que a maior parte das informações são pessoais? Valorize e enfatize seus pontos fortes tanto na sua formação quanto na sua personalidade e boa redação.

quem sou eu redação

Tem vídeo falando sobre isso lá no CI no Youtube:

25 Responses

  1. FABIANO DOS SANTOS SOARES

    Oi Ary estou em uma entrevista e usei sua redação achei muito boa de bom aproveito obrigado sua linda kkkkk

    Responder
  2. JUVINIANO JOSE AMORIM DE SOUZA

    Arytania, eu gostei muito desse texto exemplo para entrevista de emprego, vou fazer o meu baseado nele.
    Muito Obrigado!

    Responder
  3. igor

    Olá Arytania, gostaria de saber se devo saltar uma linha ou sim tem paragrafo.
    uma redaçao ‘quem sou eu’ ela é dissertativa ?

    Responder
      • Diego ferreira da Silva

        Meu nome é Diego Ferreira da Silva, tenho 32 anos, sou natural de São Paulo. Eu estou noivo e tenho 02 enteados. Desejei ser vendedor desde criança. Vendia várias coisas desde dos 1e anos, vendia chinelo, roupas, entre outros. Trabalhar com vendas sempre foi meu ideal de vida.
        Recebi uma educação muito severa dos meus pais e cresci aprendendo a valorizar cada coisa que tenho e a correr atrás dos meus objetivos. Aprendi que nada na vida vem tão facilmente e que o trabalho, a boa educação e o respeito ao próximo fazem de nós pessoas melhores.
        Sempre estudei em escola pública e nunca encarei isso como barreira. Eu precisava me superar todos os dias, aos poucos fui aprendendo a construir e manter as relações de amizade e as profissionais também. Tornei-me bastante comunicativa e percebi que havia me superado.
        Durante minha formação profissional precisei sacrificar um pouco do lazer e da vaidade para pagar os cursos técnicos de informática, Matemática financeira, curso de Vigilante, extensões em grandes eventos, escolta armada, equipamentos não letais, manutenção de armas, Condução de cães, plano de abandono, portaria, controle de acesso, recepção e monitoramento e fiz um curso técnico em transações imobiliárias, onde tenho o meu CRECI.

        Todo esforço foi válido. Hoje, sigo buscando ser um profissional melhor e continuo me capacitando. Não sou uma pessoa perfeita, mas estou todo o tempo buscando melhorar. Afinal, sabemos que o amadurecimento vem com o tempo e com as experiências, e eu sempre busco aprender com as minhas.
        Valorizo muito a minha família e, ainda mais, os momentos que passo com ela. Ela é um pilar importante na minha formação, na minha educação e no meu dia a dia. Eu sei o quanto é importante lutar pelo que queremos e sonhamos, faço isso todos os dias. Hoje me descobri uma pessoa determinada, focada, forte e persistente, lutando sempre por uma grande oportunidade.

  4. Lays Carvalho

    Nunca pensei que seria ´´tão dificil´´ falar sobre ´´quem sou eu´´… Mas esse seu modelo me ajudou bastante. Obg!

    Responder
  5. Simone Da Silva Mendonça Silva

    Boa tarde Arytãnia, um muito obrigada por ter me ajudado sobre Redação. Realmente eu estava com muitas dúvidas sobre o assunto. Valeu!
    Simone Mendonça

    Cidade de Jandira S/P

    Responder
  6. Patrícia Coimbra

    Apesar de gostar de psicologia desde pequena, mas escolhi o curso de direito, por causa da área que é maior que psicologia. O que posso dizer sobre isso?

    Responder

Gostou? Deixe um comentário!