Youtube: Série especial de vídeos sobre redação

Você sabia que o Canal Inteligente possui também um canal no Youtube? Lá tem vídeos com dicas de redação, tira-dúvidas, discussão de temas e dicas sobre carreira. O objetivo é tornar o nosso contato mais interativo e poder te ajudar ainda mais.

Por isso, selecionei alguns vídeos e te convido a visitar o CI no Youtube: www.youtube.com/arytaniacorreia

  • Antes de começar a redação, você precisa entender o porquê dela existir, sua função. Então antes de pensar em tema, parágrafo e técnicas, conheça as “5 coisas que você precisa saber antes de começar a redação”

  • Começando a parte técnica, muitos não entendem o que é um texto dissertativo-argumentativo. Mas em 3 minutos de vídeo, eu acabo com sua dúvida.

  • Tem curiosidade sobre como acontece a escolha dos temas da redação? Confira “Os últimos temas de redação do Enem comentados”

  • Muitos estudantes têm dúvidas sobre a necessidade ou não do título. Mas antes de você assisti-lo, deixa eu te fazer algumas perguntas: Quando você compra uma revista, como seleciona as matérias que lerá? Quando navega em um site, sai lendo tudo ou seleciona as matérias do seu interesse pelo título?

  • Não sabe a diferença entre título, assunto e tema? A gente te ajuda!

  • Antes de selecionar seus argumentos, você precisa saber qual a função do texto e o que o corretor espera dele. Você leu o tema da redação e não sabe como fazer a reflexão e a abordagem?
    1º Você precisa entender se a proposta pede a sua opinião ou a solução do problema social
    2º Comece, então, a pensar nos argumentos

  • Você decide começar a redação e está cheio de ideias e acredita que fará um texto incrível. \o/ Mas quado começa a escrever, percebe que tem dificuldades para filtrar e selecionar o que é verdadeiramente importante. Deixa eu te ajuda: “Como selecionar os argumentos?”

  • Você vai começar a redação, mas tem muitas dúvidas, como: Quantos parágrafos deve ter? E se eu não tiver opinião formada? E se eu errar uma palavra ou frase, o que faço? Posso usar dados do texto de apoio? Quantas linhas?

  • Ok! Argumentos selecionados, proposta entendida e agora: Como começar o texto? A primeira frase? O que uma introdução deve ter? Você já parou para pensar nela de forma crítica? Deixa eu te ajudar mais uma vez 🙂

Tem muitos outros vídeos lá no CI no Youtube (www.youtube.com/arytaniacorreia)! E se você tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários.

Um comentário

Gostou? Deixe um comentário!