Aprenda a montar sua rotina de estudos

No final do Ensino Médio muitos pensam ou poderão pensar: Aê! Tchau escola, tchau setecentos professores, tchau oitocentas disciplinas! Eu agora estou na universidade (isso para quem foi APROVADO no vestibular) e posso fazer o que quiser.

Então, você começa o curso técnico/superior/ pré-vestibular/preparatório e descobre que continua com setecentos professores, oitocentas disciplinas e, para piorar, tem toda a responsabilidade de:

  1. não estar mais no ensino médio
  2. já ser um quase  adulto
  3. seu futuro profissional DEPENDER disso

Moral dessa história? Você PRECISA ENTENDER, desde já, que precisa fazer da aquisição de conhecimento uma prática diária. Porque conhecimento não tem limite, pois nem os pós-doutores sabem tudo sobre a área das quais são especialistas. Sempre há algo novo para ser estudado, uma nova linha de pesquisa, uma nova perspectiva.

É interessante que você seja apaixonado pelo que faz ou quer fazer.

Imagine você e seu(a) namorado(a). O que acontece quando você gosta muito de alguém? Você quer a pessoa sempre por perto, certo? O mesmo vai acontecer com sua carreira. Quando você ama o que faz, tem prazer em estudar, se dedicar, perder horas em bibliotecas e na internet fazendo pesquisas RELEVANTES e isso não vai te incomodar. Simplesmente porque você gosta.

Por isso –  perceberam que adoro falar, não é? – resolvi ajudar você a montar uma rotina de estudos.

Não existe uma fórmula perfeita e é preciso que você conheça seus limites e suas necessidades.

  •  Enumere os assuntos que você precisará estudar

Seja ENEM, vestibular, concurso, aplicação de teste de idiomas, esta é uma fase muito importante, pois é nela que você precisará, além enumerar as disciplinas, criar “pesos”. Você sabe que haverá uma disciplina (ou mais) na qual você tem mais dificuldade ou ela possui “peso/pontuação” maior na seleção que você participará.

Por exemplo, eu sou concurseira e sempre tive facilidade com humanas. Eu sei que tenho dificuldade com raciocínio lógico e a área de Direito, então, eu dedico mais tempo de estudo a estas duas disciplinas, pois são as que tenho mais dificuldade..

  •  Organize sua agenda de horários

Separe os horários que terá disponibilidade e organize sua agenda. Essa também é uma etapa importante, pois você precisa saber a hora de estudar, trabalhar e descansar. E é preciso ter DISCIPLINA, pois sem ela você não terá sucesso.

  •  Separe um momento na semana para você descansar

Nesta opção você não precisa separar um dia e um horário fixo. No momento em que você quiser sair, ir à praia, assistir sua série de TV favorita, ler um livro não didático, não hesite. NÃO SE SINTA CULPADO. No momento em que você descansa sua mente relaxa. Você não pode perder um dia inteiro fazendo nada, mas não tem problema se você quer/precisa descansar.

Eu às vezes me sinto culpada por dormir até as 8h da manhã, quando, na verdade, fui dormir às 2h. 

  •  Fique tranquilo!

Acredito que um dos maiores problemas das pessoas seja a pressa. Seja em aprender tudo, seja o prazo para a prova, seja para correr atrás do tempo perdido. E esse é, de longe, um dos maiores obstáculos dos candidatos/estudantes.

  • Esteja tranquilo quando começar a estudar!
  • Fique tranquilo no momento do exame.

Existem algumas teorias que dizem que você não pode estudar no dia anterior a prova, porque você vai ficar nervoso, porque você vai esquecer tudo, porque…

Olha! Experiência própria?! Eu já levei a apostila para estudar enquanto esperava a prova começar e uma informação que li – minutos antes da prova – estava em uma questão e eu acertei. Mas o segredo é FICAR TRANQUILO. Quando a prova/teste/exame começar, será apenas você, a prova, a caneta e tudo o que você aprendeu.

  • Fique tranquilo e não se cobre muito.
  • Fique tranquilo e estude!
  •  Seja disciplinado

Ter disciplina faz toda diferença na hora de estudar, trabalhar, juntar dinheiro. É importante para manter o foco, ter uma rotina e fazer isso sem reclamar. Lembra do que falei sobre “gostar do que faz”? Ser disciplinado não parece difícil quando você acha que está investindo seu tempo em você.

  •  Acredite em você

Seu novo mantra será: “Eu acredito em mim”.

Achar-se capaz é o primeiro grande passo para tudo. Sem querer ser clichê, mas é verdade. Dedique-se e acredite que é possível chegar lá.

Se você quer de verdade, acredite!

Bons estudos! 🙂

Gostou? Deixe um comentário!