A importância do título na redação

O que acontece quando você pega um texto sem título? Você vai ler algo, se não sabe do que trata ou o que aborda? E o jornal, o que será dele sem as chamadas das principais matérias na capa?

oglobo

E um livro sem título? Você vai abrir para lê-lo? Uma capa bonita sem nenhum título é suficiente para despertar seu interesse para lê-lo até o final?

capas_john_green

Um texto sem título perde parta da sua identidade. O título não é tudo, mas é uma parte importante do texto. Se você pesquisar, perceberá que poucos são os textos escritos sem título. E até mesmo os textos sem esse identificador recebem uma denominação: sem título.

Revista-Superinteressante-Capa

Do latim titulus, significa “inscrição”, “marca”. O título é considerado um metatexto que é um texto que se refere a outro texto. O seu título pode ser considerado um resumo ou um discurso analítico descritivo do seu texto.

É importante que ele destaque o tópico de maior importância em sua produção escrita. O título da matéria de um jornal, dependendo da forma como é elaborado, vai te estimular a ler o resto da notícia. Imagine este mesmo exercício com a sua redação?

(I) Vale ressaltar que quando eu falo em redação, na verdade, me refiro a todos os tipos de texto. Redação é um substantivo que faz referência o ato de escrever, redigir, ou seja, a redação de um texto, a produção de um texto. No caso dos vestibulares e dos principais concursos do país, o tipo de texto mais pedido é o dissertativo-argumentativo.

MAS se você não tem ideia do que colocar e o título não for obrigatório, não coloque “O racismo” “O aborto no Brasil”, porque você vai ganhar um “-1”. O corretor pensará: Se seu título é assim, imagina o texto?

Ah! E tem vídeo sobre isso no Canal Inteligente no Youtube. Bora ver?

Gostou? Deixe um comentário!